Programado para domingo, 8 de dezembro, o evento anual homenageia a memória do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Ele oferece uma oportunidade para participantes da África do Sul e do mundo todo refletirem sobre os avanços conquistados desde o início da democracia há 30 anos, além de reconhecer os desafios que ainda existem. Organizado pela Nelson Mandela Foundation em parceria com o Departamento de Esportes, Artes, Cultura e Recreação de Gauteng, o evento se tornou um marco importante no calendário do país.
Realizado no coração de Tshwane, a caminhada e a corrida têm início e término nos Union Buildings, onde Mandela foi empossado como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul. O percurso inclui diversos pontos históricos relacionados à trajetória de vida de Madiba. Os participantes podem escolher entre uma caminhada de 5 quilômetros, outra de 10 quilômetros ou uma corrida de 21 quilômetros, garantindo a inclusão de pessoas de diferentes níveis de preparo físico. Ao longo dos anos, o evento reuniu grandes multidões, fortalecendo comunidades em homenagem ao legado de Mandela.
A edição deste ano é especialmente significativa, pois celebra não apenas a vida e liderança de Mandela, mas também suas contribuições duradouras para a igualdade, dignidade humana e melhoria das condições de vida na África do Sul. O professor Mbongiseni Buthelezi, diretor executivo da Nelson Mandela Foundation, incentivou ampla participação, destacando a ocasião como um momento para celebrar o impacto de Madiba na sociedade. O ministro Matome Chiloane, do Departamento de Esportes, Artes, Cultura e Recreação de Gauteng, reforçou a importância de refletir sobre os valores de unidade e inclusão defendidos por Mandela.
Além de promover a coesão social e hábitos saudáveis, o evento contará com a participação de corredores de elite, como Gerda Steyn e Stephen Mokoka, junto de participantes amadores. Uma cerimônia privada de deposição de coroas nos Union Buildings homenageará a memória de Mandela, enquanto aqueles que não puderem comparecer presencialmente poderão participar da corrida virtual de qualquer lugar do mundo.
ADD A COMMENT :